Capa / Notícias / 10º Encontro Internacional da MMM em Moçambique: a força da auto-organização contra o conservadorismo

10º Encontro Internacional da MMM em Moçambique: a força da auto-organização contra o conservadorismo

14691967_572600569608325_132844982373767758_o

O 10º Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) aconteceu entre os dias 10 e 15 de outubro em Maputo, Moçambique, onde se encontra a atual coordenação internacional da Marcha. O Encontro reuniu mais de 30 lideranças dos países que constroem o movimento.

O 10° Encontro Internacional da MMM teve como objetivo fazer a reflexão sobre os desafios e as alternativas a serem construídas no enfrentamento do avanço do conservadorismo, da apropriação do capital sobre os recursos naturais, controle sobre corpo e vida das mulheres, dos cortes nos direitos da classe trabalhadora, a militarização e a violência fazendo o recorte de classe, gênero e etnia e sobre as ações e organicidade da MMM. Foi também o espaço da Eleição do Comitê Internacional da MMM, em que Nalu Faria, militante da MMM no Brasil, foi eleita representante da MMM nas Américas.

img_20161014_143531

A abertura, no dia 10, acolheu as militantes e deu início aos trabalhos do encontro. No 11, uma análise de conjuntura mundial e sobre o contexto local de Moçambique com relatos de situações muito difíceis das mulheres, sobretudo das mulheres jovens. “No norte de Moçambique existe uma cultura de iniciação para ensinar as meninas assim que menstruam para o casamento: como cuidar de uma casa, de um homem e até de iniciação sexual”, conta Conceição Dantas que, junto à Alessandra Lunas (CONTAG), compôs a delegação brasileira no encontro.

O avanço do conservadorismo para impedir a autonomia dos povos, territórios e corpos das mulheres ocorre em todo o mundo. Seguindo as análises, no dia 12, as mulheres levantaram alternativas para construir uma sociedade com igualdade a partir do entendimento de que a auto-organização já se constitui como uma alternativa e para as alternativas serem construídas, necessariamente, tem que passar pela auto-organização das mulheres. Os dois últimos dias de encontro seguiram com discussões sobre a nova Coordenação Internacional e ações internas e externas que serão desenvolvidas local e internacionalmente.

O secretariado em Moçambique teve o importante papel de mostrar para o mundo o quanto a Marcha funciona a partir dos saberes das coordenações nacionais e internacionais e o quanto que a África e Moçambique tem a ensinar sobre auto-organização das mulheres. Sobre o encontro, Conceição Dantas arremata: “Trouxemos a experiência das Américas sobre a construção do bem viver baseado na experiência harmônica entre as pessoas e a natureza questionando a divisão sexual do trabalho, do patriarcado e o sistema capitalista. E vendo a alegria e a fortaleza das mulheres da África, mesmo depois de ouvir todas as adversidades pelas quais passam, desde a tomada de suas terras pelo governo para empresas, a guerra instalada no Moçambique e do patriarcado revestido de cultura, levamos a energia da força e da diversidade de auto-organização que existe aqui. Seguiremos resistindo e em marcha até que todas sejamos livres”.

Sobre comunicadoras