Capa / Notícias / Documento das Américas no encerramento da 5a Ação Internacional da MMM

Documento das Américas no encerramento da 5a Ação Internacional da MMM

DocAmericasPT-01

 

 

 

 

 

 

 

A Marcha Mundial das Mulheres está organizada em 17 países e territórios nas Américas. Somos mulheres da Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai, Peru e Macronorte do Peru, Venezuela, Panamá, El Salvador, Honduras, Guatemala, México, Cuba, República Dominicana, Estados Unidos e Quebec.

Resistimos para viver, marchamos para transformar – Este foi o lema que nos uniu entre 8 de março e 17 de outubro de 2020, em nossa 5a ação internacional.

Fizemos essa ação com muita rebeldia e criatividade feminista, aprendendo a articular virtualmente nossas ações que sempre estiveram profundamente enraizadas em nossos territórios. E, ao mesmo tempo, em cada lugar onde estamos organizadas, nos engajamos em processos de resistência, solidariedade e muito trabalho comum para sustentar a vida e continuar lutando durante esses meses. Isso porque não só a pandemia da covid-19, mas também as políticas dos governos de direita e do poder corporativo atacam a vida em nossa região.

Nossa 5a Ação Internacional foi um processo intenso de construção de síntese política, onde avançamos em nossa visão comum sobre o contexto atual, sobre os desafios dos movimentos sociais e do feminismo nas Américas, e especialmente, avançamos em nossa síntese programática do que significa colocar a sustentabilidade da vida no centro de nossas práticas e propostas de transformação.

O conteúdo que apresentamos neste documento regional de encerramento da 5a ação internacional é o resultado desta síntese programática que construímos entre as mulheres da Marcha nas Américas. Este foi um processo de elaboração coletiva, no qual realizamos três oficinas durante os meses de julho e agosto, com a participação de cerca de 40 companheiras. A síntese da discussão também está disponível em uma série de podcasts, em espanhol.

Assim, este é um documento para o encerramento de uma ação, que, ao mesmo tempo, nos posiciona e nos fortalece para continuarmos juntas como
movimento feminista anticapitalista e antirracista.

Para ler o documento, clique em Documento MMM Américas

Resistimos para viver, marchamos para transformar!

Marcha Mundial das Mulheres – outubro de 2020

Sobre comunicadoras