Capa / Notícias / IV Ação Internacional da MMM | 1ª Ação Regional no Brasil tem início em Tocantins

IV Ação Internacional da MMM | 1ª Ação Regional no Brasil tem início em Tocantins

13103932473_31f1ee46f0_z

Entre os dias 15 e 17 de abril, acontecerá a primeira ação regional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil, em Palmas, no estado de Tocantins. A ação reunirá as mulheres do norte do país, com participação da MMM de Tocantins, Amapá e Pará.

Simultânea a um congresso literário de movimentos sociais, a ação irá reunir movimentos parceiros, como MST, MAB, UNE e CUT, em uma programação cultural intensa. Estarão presentes figuras da cultura independente atual, como a Rapper e DJ Luana Hansen, de São Paulo. Durante os três dias, fazem parte da programação oficinas de batucada feminista e de comunicação, além de intervenções diversas.

A ação tem como eixos centrais o direito ao corpo e ao território, e o combate à violência, sendo esse o tema da atividade geral. O debate sobre o território no norte do país é fundamental, por se tratar de uma região com muitos latifúndios e intensa discussão sobre a terra, as divisões territoriais, as demarcações.

O dia 17, que encerra o grande encontro, será marcado por uma mobilização pública das mulheres em uma marcha unificada contra a violência sexista, pelo direito ao corpo e ao território. Com concentração marcada para as 16h, o ato pretende encerrar esta Ação Regional, que compõe a Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Com esta ação, a MMM pretende também reafirmar a importância da auto-organização das mulheres na luta feminista e nos movimentos sociais.

 

Para saber mais sobre a IV Ação Internacional da MMM, leia:

Em marcha até que todas sejamos livres! 4ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres

IV Ação Internacional da MMM | V marcha do Coletivo de Mulheres Organizadas do Norte de Minas

Sobre @admin