Capa / Notícias / Margaridas do Sudeste realizam Jornada Temática de Políticas Publicas para as Mulheres Rurais

Margaridas do Sudeste realizam Jornada Temática de Políticas Publicas para as Mulheres Rurais

“Rio de Janeiro está florido / estão chegando as decididas.
Rio de Janeiro está florido /É o querer, é o querer das Margaridas”.

Foi com muita cantoria e animação que a Jornada Temática de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais do sudeste realizada essa semana, durante os dia 08 a 11 de junho, na cidade de Araruama no Rio de Janeiro, foi encerrada.

Construíram a atividade cerca de 60 mulheres dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Companheiras – quilombolas, assentadas, trabalhadoras rurais, estudantes, agricultoras e militantes – que se debruçaram durante os primeiros três dias nas seguintes questões: O que vêm ocorrendo em nossos territórios que tem tornado insustentável nosso modo de vida? Quais são nossas principais demandas e reivindicações para o executivo/legislativo nacional e para os governos locais? Como são as políticas públicas queremos?

Para respondermos a essas questões e formularmos um documento síntese foram três dias de muito trabalho, conversa em grupos, plenárias, cantorias, confecção de um painel, dança e solidariedade feminista. Posteriormente, este relatório regional será sistematizado em um documento nacional – que reunirá as principais demandas das mulheres das cinco regiões brasileiras – e entregue ao Congresso Nacional e a Presidenta Dilma.

A Jornada foi encerrada no dia 11, na cidade do Rio de Janeiro com uma audiência com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Nós, Margaridas dos quatro estados, solicitamos apoio finaceiro ao Banco para a realização da Marcha das Margaridas de 2015, expusemos algumas demandas e afirmamos nosso descontentamento com projetos desenvolvimentistas que o mesmo vem apoiando e que estão nos prejudicando – mulheres do campo, da floresta e das águas por todo o Brasil. Ainda frisamos a importância de avanços nos projetos já existentes com olhares para as mulheres, como o Terra Forte, ECOFORTE e o Fundo Amazônia.

Coutinho garantiu apoio financeiro à Marcha de 2015, se comprometeu com criação de um canal de diálogo constante com a CONTAG para debaterem, entre outras coisas, os impactos dos grandes empreendimentos, e afirmou que irá tratar de criar estratégias para atender as demandas apresentadas.

Alessandra Lunas, secretária de mulheres da Contag pontuou: “estamos a frente dos processos de resistência, mas hoje estamos falando para nós mesmas. Por isso, precisamos criar canais de diálogo permanente com o Banco. Estamos trazendo a demanda de criação de projetos que vá em direção da construção da Soberania Alimentar, estamos lutando para um desenvolvimento rural que seja protagonizado pela agricultura familiar agroecológica”.

Frisou que a Marcha das Margaridas é um movimento feminista que defende uma prática sustentável vida, uma luta que tem como foco o fim de todas as formas de violência contra as mulheres e à natureza.

Retornamos para nossos territórios para continuarmos nossa mobilização e com os corações cheios de expectativas de que, entre todas, esta será a maior e mais bonita Marcha das Margaridas de todas.

Nosso próximo encontro com as companheiras – do campo, das floresta, das águas e também das cidades – será dias 11 e 12 de agosto em Brasília, no estádio Manuel Garrincha. Ocuparemos a capital brasileira para mais uma vez dizer:

Estamos em marcha até que todas sejamos livres!

Mais informações sobre a Marcha das Margaridas 2015: www.transformatoriomargaridas.org.br

Sobre @admin