Capa / Notícias / Mulheres do Rio de Janeiro se preparam para 4ª Ação Internacional, que começa dia 29

Mulheres do Rio de Janeiro se preparam para 4ª Ação Internacional, que começa dia 29

11222805_384273211771093_5317146333990753359_nA Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres acontece a cada 5 anos em todo o mundo e é um momento de síntese das lutas das mulheres do mundo entre março e outubro. Em 2010, no Brasil, fizemos uma grande Ação em São Paulo, que contou com a presença de mais de 3.000 mulheres de todo o Brasil caminhando de Campinas até a capital, espalhando o feminismo por onde passamos e dizendo para as pessoas os motivos pelos quais marchamos.

Nós, do Rio de Janeiro, estamos desde o início do ano construindo essa Ação junto com as companheiras de São Paulo e com diversas organizações, movimentos e coletivos, que tem como tema Paz e Desmilitarização. Uma pauta que vem dos países em conflito, como a Palestina, mas que diz muito sobre a nossa realidade. Desde já, realizamos oficinas sobre (des)militarização e feminismo nos territórios afetados pela militarização: São Gonçalo, Vila Autódromo, Favela da Maré, Favela do Alemão, Méier, Benfica e Campo Grande, além de oficinas com mulheres jovens universitárias.

Acreditamos que para transformar o mundo precisamos de mais mulheres protagonizando a política. E nada mais transformador do que a cultura feminista! Juntas construiremos uma linda ocupação das ruas da zona norte do Rio com muita cultura, pois é assim que nós mulheres fazemos política: com muita solidariedade, crítica ao patriarcado e irreverência!

Serão diversos espaços de intercâmbio, rodas de conversas auto organizadas, ocupação do espaço público com oficinas feministas, apresentação de grupos de mulheres e show com artistas mulheres, dando visibilidade à produção das mulheres. Além disso, o encerramento da Ação será um grande ato, que está sendo construído coletivamente com diversos movimentos, coletivos e organizações, além de lideranças das favelas cariocas e vai colocar a mulherada na rua com muita animação para dizer NÃO à militarização dos nossos territórios, vidas e corpos!

Sobre @admin