Capa / Notícias / Mulheres realizam debate de conjuntura em São Carlos

Mulheres realizam debate de conjuntura em São Carlos

atividade são carlos 10 de março

No último dia 10 de março, aconteceu em São Carlos (SP) a roda de conversa “Situação das Mulheres – desafios e perspectivas para 2016”, organizada pela Marcha Mundial das Mulheres. Participaram da mesa Maria Júlia Montero, da Marcha Mundial das Mulheres de São Paulo, Bruna Jandoso do Levante Popular da Juventude e Daniela Mara, do Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos.

Na atividade, foram discutidos os principais desafios no próximo período a nível nacional e local da cidade de São Carlos, frente a violência contra as mulheres e a ofensiva conservadora que vem se colocando nacionalmente contra os direitos das mulheres. Também foi destacado que as movimentações no final do ano passado como “mulheres contra Cunha” e a participação feminina nas ocupações das escolas estaduais demonstram potencialidades para o movimento feminista atualmente. A organização das mulheres e articulação entre movimentos foi um norte apontado para superar os desafios colocados.

Também foram debatidos os impactos da crise econômica sobre as mulheres, mais especificamente sobre seu trabalho e seu corpo. As mulheres afirmaram que, em momentos de crise, as mulheres são as primeiras a serem mandadas dos empregos, ao mesmo tempo em que aumenta a ofensiva conservadora e o controle sobre seu corpo, como com relação ao direito ao aborto.

Para Juliana Consoni, da Marcha Mundial das Mulheres de São Carlos, foi um espaço importante para compreender como os desafios nacionais se colocam também na realidade cotidiana das mulheres de São Carlos e para fortalecer a unidade entre coletivos e movimentos feministas frente a conjuntura atual.

Sobre comunicadoras