Capa / Publicações / Vamos entender como estão querendo roubar os direitos de aposentadoria das mulheres

Vamos entender como estão querendo roubar os direitos de aposentadoria das mulheres

previdencia

O Jornal da Marcha Mundial das Mulheres de março de 2017 é sobre a Reforma da Previdência. Para ler o material na íntegra, clique aqui.

***

Por que só poucos vão conseguir a aposentadoria integral?

Porque os golpistas querem mudar a forma de calcular a aposentadoria. Para ter aposentadoria integral os golpistas querem que as pessoas façam coisas praticamente impossíveis. Terão que trabalhar pelo menos 49 anos, dos 16 aos 65, sempre pagando o INSS, com carteira assinada, sem nunca ficar desempregadas. Desse jeito, só poucas pessoas podem conseguir se aposentar aos 65 com valor integral. A maioria dos trabalhadores e das trabalhadoras não vai conseguir, principalmente as mulheres mais pobres e negras.

Por que vai ser pior para as mulheres?

Porque as mulheres são a maioria entre as pessoas desempregadas, são as que ocupam os empregos mais precários e informais, sem carteira assinada. Esse projeto de mexer na previdência é perverso com as mulheres em geral, mas ainda pior para as negras e as mulheres rurais, para as professoras e muitas trabalhadoras domésticas que só há pouco tempo começaram a ter direitos trabalhistas.

Sobre comunicadoras