Capa / Notícias / Confira a lista de atos do 8 de março nas cidades e estados onde a MMM está organizada

Confira a lista de atos do 8 de março nas cidades e estados onde a MMM está organizada

No dia 8 de março de 2022, mulheres de todos os cantos do Brasil vão ocupar ruas, redes e roçados por um país sem política de morte. “Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome!” é o lema nacional do Dia Internacional de Luta das Mulheres deste ano, que sintetiza as muitas batalhas que têm sido travadas pelas mulheres em defesa da vida.

Confira o manifesto coletivo das organizações empenhadas na construção do 8 de março nacional aqui.

Nesta notícia, reunimos informações sobre as mobilizações nas cidades e estados onde a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) está organizada. A lista está em construção e atualização até a próxima semana. Se você tem informações sobre atos em estados que não constam aqui, nos envie por meio dos nossos canais de comunicação.

 

Instagram – @marchamulheres

Twitter – @marchamulheres

Facebook – @marchamundialdasmulheresbrasil

Site: www.marchamundialdasmulheres.org.br

E-mail: [email protected]

 

SUL

 

Rio Grande do Sul

 

Em Porto Alegre, as mulheres vão às ruas no dia 8 de março, a partir das 18h. A concentração acontece na Esquina Democrática. O mote do ato estadual é “Pela vida das mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil com trabalho digno! Sem fome, sem violência, sem racismo, sem LGBTfobia!

 

Em Caxias do Sul, o ato acontece a partir das 18h. A concentração será na Praça Dante.

 

Em Canoas, tem ato no dia 12 de março, a partir das 15h, na Esquina Democrática (esquina da Tiradentes com a XV de Janeiro).

 

Em Sant’Ana do Livramento, a concentração no dia 8 acontece às 10h no Parque Internacional. Às 11h tem marcha até a Praça General Osório, panfletagem das 12h às 13h, e, às 14h, as atividades se encerram em frente ao Fórum.
Paraná

 

No Paraná, os atos serão regionais. O ato de Curitiba acontece no dia 8, com concentração a partir das 18h30, na Praça Santos Andrade. A manifestação passa a caminhar às 18h30.

 

Em Maringá, acontece a IV Caminhada/Pedalada pelo fim da violência contra a mulher, no dia 12 de março, às 9h, na Praça da Catedral. O Fórum Maringaense de Mulheres, do qual a MMM faz parte, é uma das entidades organizadoras da atividade.

 

Em Guarapuava, haverá manifestação no dia 8 de março, a partir das 17h, no terminal da fonte.

 

Em Assis Chateaubriand, a MMM e a APP-Sindicato promovem, no dia 8 de março, um café da manhã e roda de conversa com as mulheres catadoras de material reciclável, às 7h30, e uma roda de conversa na casa da APP-Sindicato de Assis Chateaubriand com as professoras e funcionárias de escola da ativa e aposentadas, às 10h.

 

No dia 5 de março, às 10h, haverá uma colagem de lambes e distribuição de panfletos em Castro. A concentração acontece em frente ao BB/Lojas Americanas. No dia 12, às 14, tem ato no Acampamento Maria Rosan do Contestado, além de arrecadação de alimentos, formação e confraternização.

 

Em Foz do Iguaçu, as mulheres se concentram para o ato a partir das 17h, no dia 8 de março, em frente ao Bosque Guarani (TTU). Às 18h acontece a saída em marcha, que vai até a Praça da Paz.

 

No dia 6 de março, em Toledo, haverá batucada e panfletagem, a partir das 17h30, no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

 

No domingo, 6 de março, as mulheres de Ponta Grossa vão se reunir às 15h30 na Praça Barão de Guaraúna. O lema da mobilização é “Pela vida das mulheres, nós gritamos Bolsonaro nunca mais!”.

Em Paranaguá, haverá ato às 12hs, na praça Fernando Amaro. Às 15h as mulheres saem em caravana para participar do ato em Curitiba.

 

Em Laranjeiras do Sul, vai ter atividade no dia 7 de março, às 16h, promovida pela APP Regional, MST, Coletivo de mulheres Verá Lucia Novello e MMM. A intervenção acontece na Câmara Municipal da cidade.

 

Em Londrina, as mulheres se concentram às 17h30, no dia 8, no calçadão da cidade, organizadas pelo mote: “Mulheres do fim do mundo: pelo fim do machismo, do racismo e do capitalismo”.

 

Santa Catarina

 

Em Blumenau, as companheiras da Marcha terão uma programação feminista entre os dias 7 e 11 de março. No dia 7, o programa Barulho Delas, produzido pelas companheiras da batucada feminista, será transmitido na página do Facebook, às 20h (Pagina da Batucada Feminista/MMM/Blumenau). No dia 8, na mesma página, será lançado um vídeo/mosaico em homenagem à bell hooks, às 20h. No dia 9, o programa Barulho Delas irá ao ar na Rádio Comunitária da Fortaleza (98.3 e plataforma digital). Por fim, no dia 11, haverá um ato público às 18h30, no Parque Ramiro Ruediger.

 

Em Florianópolis, as mulheres vão batucar a partir das 17h. A concentração acontece em frente ao TICEN. A atividade está sendo convocada pela MMM e pelo Mudiá Coletiva Lésbica Floripa.

 

SUDESTE

 

São Paulo

 

Na capital paulista, o ato estadual tem início às 16h, no MASP, com o mote “Pela vida das mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, racismo, LGBTQIA+fobia e fome!”.

 

Dia 5, em Ubatuba, tem um esquenta para o Dia Internacional de Luta das Mulheres, a partir das 11h. A concentração será no calçadão (ao lado das Casas Bahia). “Traga seus cartazes e suas vozes! O microfone estará aberto para quem quiser fazer uma fala”, dizem as mulheres no chamado.

 

Em Campinas, o ato acontece no dia 8, a partir das 16h, com concentração no Largo do Rosário. Para mobilizar as mulheres do município, as militantes organizaram um calendário prévio com uma série de atividades, de caminhada e panfletagem, que contemplam diversas regiões da cidade.

Em São Bernardo do Campo, o ato será no dia 12 de março, a partir das 1oh, na Praça da Matriz. O lema das companheiras é: “Mulheres trabalhadoras contra a fome, a violência e pela vida! Fora Bolsonaro já!”.

 

Minas Gerais

 

Por toda Minas Gerais vão acontecer atos simbólicos e presenciais. Em Belo Horizonte, o ato do 8 de março terá concentração na Praça da Liberdade, às 16h30. “Vai ter muita música, brilho e mulherada de luta. Vamos com toda força gritar BOLSONARO NUNCA MAIS, ZEMA NUNCA MAIS!”, dizem elas no chamado.

 

Em Juiz de Fora, haverá manifestação no dia 8 de março, às 17h, na Praça da Estação.

 

Em Uberlândia, haverá atividades durante todo o mês de março. No dia 8 de março, às 16h30, na Praça Ismene, acontece o ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres.

 

Em Divinópolis, o ato acontece às 15h30, no quarteirão fechado da rua São Paulo.

 

Rio de Janeiro

 

“Pela vida das mulheres! Fora Bolsonaro e Cláudio Castro! Por empregos, direitos e justiça reprodutiva! Chega de machismo, racismo e LGBTfobia!”, as companheiras do Rio de Janeiro vão ocupar as ruas no dia 8 de março. Elas vão se concentrar às 16h na Candelária e sair às 18h rumo à Cinelândia.

Espírito Santo

Em Vitória, o ato do dia 8 acontece a partir das 14h30, na Praça Costa Pereira. As companheiras pedem que as participantes levem, se puderem, absorventes para doação.

 

CENTRO-OESTE

 

Distrito Federal

 

Em Brasília, o ato começa às 17h, no dia 8 de março, com concentração no Museu da República. Reunidas, as mulheres vão seguir em marcha até o Congresso Nacional.

 

Mato Grosso do Sul

 

Em Campo Grande, as mulheres também vão às ruas em defesa da vida no dia 8 de março. A concentração do ato acontece a partir das 8h, na Avenida Afonso Pena com a 14 de Julho.

 

NORTE

 

Pará

 

Em Belém, as companheiras vão à luta entoando o mote “Pela vida das mulheres e da Amazônia: Fora Bolsonaro! Por um Brasil sem racismo, machismo, LGBTfobia, capacitismo e fome!”. O ato está marcado para o dia 8 de março, a partir das 17h, na Praça da República.

 

Em Ananindeua, o ato acontece no dia 6 de março. A concentração está marcada para às 7h e a saída do ato acontecerá às 8h. O local do encontro será a DEAM, que fica na Cidade Nova 5, We 31, 1112.

 

Tocantins

 

Em Porto Nacional, tem ato a partir das 14h na Praça do Centenário. Além da manifestação, as atividades no estado incluem espalhar faixas pela cidade, arrecadação de absorventes para distribuição para as mulheres, audiência pública, entre outras.

 

Em Araguaína, o ato acontece às 9h, na Câmara Municipal.

 

Em Chapada de Natividade, a manifestação ocorre às 17h, na Praça Senador João Ribeiro.

 

Em Palmas, o ato será no dia 14 de março.

 

NORDESTE

 

Alagoas

 

Em Maceió, uma grande mobilização vem sendo construída para ocupar redes e ruas no Dia Internacional de Luta das Mulheres. O ato do dia 8 de março está marcado para às 8h, na Praça dos Martírios.

 

Pernambuco

 

Em Recife, o ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres acontece a partir das 15h, no Parque 13 de maio. O mote da mobilização é: “Pela vida de todas as mulheres: abaixo o bolsonarismo. Pelo fim da fome, do racismo, feminicídio e transfeminicídio”.

 

Em Caruaru, o ato acontece no dia 12 de março, a partir das 8h, em frente ao Grande Hotel.

 

Rio Grande do Norte

 

No dia 8 de março, em Mossoró, terão diversas atividades. Pela manhã, haverá feira de rua no Centro Feminista 8 de março (CF8), com comercialização de produtos das mulheres da economia solidária, “Alô Frida”, música ao vivo, batucada feminista, poesia e intervenções políticas. À tarde, acontece o ato unificado, às 16h, na Praça da PAX.

 

Em Natal, a concentração para o ato acontece às 14h30, na Praça Gentil Ferreira.

 

Bahia

 

Em Salvador, a concentração acontece às 14h, na Praça do Campo Grande e a caminhada tem início às 15h, indo até a Praça da Piedade.

 

Ceará

 

Em Fortaleza, tem feira feminista às 13h, debate às 14h, cortejo às 15h e ato político e cultural às 16h, no dia 8 de março.

 

Maranhão

 

Em São Luís, as mulheres vão se concentrar a partir das 15h na Praça Deodoro. “Pela vida das mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Maranhão sem machismo, racismo, capacitismo, LGBTfobia e a fome!” é o mote da mobilização estadual.

 

Sergipe

 

Em Aracaju, a programação do 8 de março começa no próximo dia 5. Neste dia, às 7h30, as mulheres vão fazer um café da manhã e panfletagem na Reserva Extrativista da Mangaba – 17 de março. No dia 7, pela manhã, haverá uma audiência pública na Câmara Municipal e, no dia 8, às 9h, haverá um ato na Reserva da Mangaba.

 

Em Neópolis, tem ato no povoado de Pindoba, a partir das 9h, com concentração em frente à COHAB.

 

Paraíba

 

Em Cajazeiras, tem ato público no dia 8 de março. As mulheres vão se reunir às 16h, na Praça do Leblon.

Sobre comunicadoras