Capa / Notas e posicionamentos / Declaração internacional 8 de março 2024: Resistir à exploração de nossos corpos, territórios e à imposição de guerras!

Declaração internacional 8 de março 2024: Resistir à exploração de nossos corpos, territórios e à imposição de guerras!

Leia em espanhol, inglês ou francês no site da MMM Internacional

Mulheres de todo o mundo, organizadas na Marcha Mundial das Mulheres, vêm resistindo há 25 anos a um sistema que se baseia na exploração de nossos corpos, na invisibilização e na precarização de nosso trabalho, na expropriação dos nossos territórios e na imposição da guerra em todas as suas formas.

Neste 8 de março, saímos às ruas para exigir o fim das agressões contra os povos, especialmente contra o povo palestino. Nos últimos meses, testemunhamos a determinação do Estado sionista de Israel em acabar com a infraestrutura de saúde, produção de alimentos, tratamento de água e educação da Palestina. Levantamos nossas vozes para denunciar que o que está acontecendo em Gaza, na Cisjordânia e nos territórios que fazem fronteira com Israel, o genocídio é a expressão perversa de um governo colonialista e racista.

Condenamos veementemente a posição da União Europeia e dos EUA, que são cúmplices desse ato bárbaro, comparável ao apartheid sul-africano ou às políticas de extermínio nazistas.

Apreciamos e apoiamos as posições corajosas dos governos que levantaram suas vozes em tribunais internacionais e se juntaram ao clamor global pelo fim do genocídio e pelo respeito e garantia do direito da Palestina a um Estado e território soberanos.

Reconhecemos e defendemos o direito legítimo do povo palestino à autodefesa. Ninguém pode esperar que, após mais de 70 anos de ocupação, as violações dos direitos mais elementares do povo palestino se comportem como vítimas passivas para o sacrifício.

Mas, infelizmente, não são apenas as mulheres palestinas e o povo palestino que sofrem.

Nosso feminismo se mobiliza neste 8 de março contra o poder corporativo imperialista e internacional e suas expressões mais cruéis de conflitos armados, agressões bélicas e guerras.

A lista de conflitos em todo o mundo cresce a cada dia, embora a grande mídia só nos mostre alguns deles. Guerras, conflitos e militarização são naturalizados no sistema de múltiplas opressões: capitalista, patriarcal, colonial e racista; e usados como mecanismos para sair de suas crises, impulsionar as economias e garantir seus lucros.

Os territórios são militarizados na África, na Ásia, na Oceania e nas Américas para atender aos interesses econômicos das elites e das corporações transnacionais. É sabido que, onde há militarização, aumenta a violência contra as mulheres e, onde se instalam poderes transnacionais, aumentam o tráfico humano e a exploração sexual de mulheres e crianças.

É por isso que neste 8 de março condenamos as violações dos direitos humanos, especialmente a violação dos direitos das mulheres a uma vida livre de violência, ao trabalho decente, a decidir sobre seus corpos e suas vidas.

Denunciamos o avanço dos fundamentalismos religiosos e sua agenda anti-direitos contra as mulheres, dissidentes de gênero e a classe trabalhadora, e sua aliança criminosa com o capitalismo racista e colonialista. Solidarizamo-nos com as ativistas e militantes feministas e jornalistas injustamente privadas de liberdade e presas em vários países.

Expressamos nossa solidariedade às nossas companheiras cubanas, venezuelanas e saharauis, entre outros povos, que resistem diariamente a bloqueios, sanções e violência.

Neste 8 de março, dia das mulheres trabalhadoras, mais do que nunca defendemos a centralidade do trabalho como o único processo que gera riqueza. Tornamos visível que o trabalho não se limita ao que é produzido para os mercados, mas engloba todas as atividades que realizamos para sustentar nossas comunidades e a vida em geral.

Destacamos o trabalho de milhões de mulheres que resistem à crise climática e criam alternativas reais para acabar com a fome, manter suas riquezas culturais e defender os bens comuns.

Reafirmamos que nossas lutas têm caráter internacionalista, nosso feminismo é popular e da classe trabalhadora. Reconhecemos que nossa grande força é nossa capacidade de continuar construindo agendas comuns e unidade com base no reconhecimento e respeito de nossas diversidades.

Marcha Mundial das Mulheres

8 de março de 2024

Sobre @admin