Capa / Alianças / Fúria Feminista: Educação Popular

Fúria Feminista: Educação Popular

WhatsApp Image 2023-08-29 at 10.35.00

Episódio 13 – Podcast bilíngue produzido pela Rádio Mundo Real e pela Marcha Mundial das Mulheres Brasil

Educação feminista é ação. Sem separar corpo e mente, sem separar ação de reflexão. Sem separar quem ensina de quem aprende, como se quem ensina não tivesse nada a aprender, ou como se quem aprende não tivesse nada a ensinar.

Nos acúmulos metodológicos da educação popular feminista, baseados na experiência, em muita experiência, vemos o seguinte: um grupo que se reúne para uma formação é um grupo único. O conhecimento não é apenas transmitido, ele é criado e elaborado pelo grupo. A educação popular feminista é também um momento de organização do movimento.

Escolhemos esse tópico para o episódio 13 do Fúria Feminista porque em agosto ocorreu um grande evento em Honduras: a edição presencial da Escola Internacional para Organização Feminista Berta Cáceres (IFOS).

La IFOS reuniu mais de cem mulheres de dezenas de países das Américas, representando várias organizações e alianças: Marcha Mundial das Mulheres, Grassroots Global Justice, Amigos da Terra América Latina e Caribe, Jornada Continental contra o Neoliberalismo e pela Democracia, a Vía Campesina, a Confederação Sindical das Américas, o Movimiento de Mulheres Afectadas por Barragens, entre muitas outras.

Ao longo do programa, vamos nos aprofundar na experiência da IFOS com diferentes entrevistadas/es, bem como nas perspectivas feministas sobre educação popular. Neste episódio, também ouvimos a música de Karla Lara e compartilhamos um poema de Betty Cariño.

O podcast também está disponível em espanhol no site da Rádio Mundo Real.

——————-

Recomendações para saber mais sobre o tema:

Formação para a transformação: metodologias feministas

Uma escola popular e feminista

 

IMG_4509-970x647

 

Sobre @admin