Capa / Notas e posicionamentos / Nota da MMM – SP contra o fechamento do serviço de aborto legal no Hospital Municipal da Vila Nova Cachoeirinha

Nota da MMM – SP contra o fechamento do serviço de aborto legal no Hospital Municipal da Vila Nova Cachoeirinha

Sem um minuto de paz, soubemos no apagar das luzes de 2023 que o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB -SP) resolveu interromper procedimentos de interrupção da gestação nos casos previstos em lei no Hospital Municipal e Maternidade da Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital paulista. A instituição é referência no país nesse tipo de atendimento.
O aborto previsto em lei e garantido pelo SUS.
Num contexto de aumento de estupros, mulheres e meninas passam por todo tipo de obstáculo para acessar o direito de interromper uma gestão decorrente de uma violência. Ricardo Nunes impõe a elas e seus familiares um calvário de mais sofrimento e traumas.
Reivindicamos o aborto como um direito para todas as mulheres, assim como o direito de ter filhos quando desejarmos.
“Temporariamente suspenso” é uma desculpa para esconder uma política conservadora, que a todo custo quer manter as mulheres num lugar de submissão, humilhação.

Ao invés de interromper o serviço, o prefeito deveria se ocupar de ampliá-lo para todas as regiões da cidade.
Exigimos a reabertura imediata do serviço e respeito às mulheres e a todas e todos os profissionais também atingidos por essa medida.

Legalizar o aborto, direito ao nosso corpo!

Marcha Mundial das Mulheres – São Paulo
Dezembro/2023

Sobre @admin