Capa / Notícias / Atividade pré-Marcha das Margaridas mobiliza as mulheres de Pernambuco

Atividade pré-Marcha das Margaridas mobiliza as mulheres de Pernambuco

WEBmulheresemmarcha16-thaisurano cópia

No último dia 22, a Marcha Mundial das Mulheres participou da primeira atividade, em Recife, preparatória para a Marcha das Margaridas, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília. A atividade ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Processamento de Dados (SindPD), no centro de Recife e contou com a presença de cerca de 50 mulheres de diversos sindicatos e movimentos, dois dias depois da IV Ação Internacional da MMM Pernambuco e Paraíba: seguimos em Marcha!

“Já estamos em Marcha!”, lembrou Monyse Ravenna​, do Núcleo Soledad Barrett, da Marcha Mundial das Mulheres, convidada para falar sobre sociobiodiversidade e acesso aos bens comuns, ressaltando a importância da formação coletiva como processo preparatória da Marcha das Margaridas. As sucessivas derrotas nas pautas da segurança alimentar, da agroecologia em detrimento do agronegócio e da sociobidiversidade no Congresso, reforçam a necessidade da luta por um outro sistema político aliada a essas pautas específicas.

Na roda de diálogo a MMM reforçou a importância da auto-organização das mulheres e da unidade dos movimentos feministas, dos movimentos mistos, do campo e da cidade, para juntos garantir que não haja retrocessos com a retirada de direitos, bem como para avançar no sentido de efetivar mais dignidade para a vida das mulheres do campo e da cidade.

“Se o campo não planta, a cidade não janta!”. Reforma agrária e Reforma Urbana foram bandeiras ressaltadas no debate, por acesso à terra e vida digna no campo, por agroecologia, por alimentos saudáveis na mesa de todas as pessoas e para a superação da alienação que a vida na cidade impõe.

“Sem feminismo, não há agroecologia!”. As relações sociais no campo precisam mudar! Se há sobrecarga de trabalho em casa e na plantação, insegurança alimentar, dependência econômica do marido, entre outras violências físicas, psicológicas, econômicas contra a mulher não se pode falar em agroecologia.

Precisamos mudar o mundo e a Política para mudar a vida das mulheres!

E mudar a vida das mulheres para mudar o mundo!

Sobre comunicadoras