Capa / Notas e posicionamentos / Nilcea Freire permanecerá presente em nossa memória e seu legado será sempre parte da nossa história

Nilcea Freire permanecerá presente em nossa memória e seu legado será sempre parte da nossa história

A morte da Nilcea Freire, no dia 28 de dezembro à noite, nos deixou mais tristes nesse fim de ano de 2019. É com o coração em dor que nos despedimos dela. Mas é também com orgulho de ter trilhado ao seu lado na luta pela transformação do nosso país e pela igualdade para as mulheres. Sua trajetória como médica, pesquisadora, ex-reitora da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), militante de esquerda feminista propiciou que assumisse com muita força e garra o Ministério de Políticas para as Mulheres (2004-2011). Como ministra liderou um período de muitas realizações para as mulheres brasileiras, com destaque para  1ª Conferência Nacional de Política para Mulheres, reunindo 120 mil mulheres, que resultou na elaboração do Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres e que garantiu  a implementação de várias políticas voltadas a construção da igualdade para as mulheres.

Lamentamos profundamente essa perda, que deixa uma grande lacuna. Sua trajetória e exemplo continuará inspirando todas que aqui seguimos em luta e expressamos o nosso compromisso de continuar construindo um Brasil – e um mundo – de justiça e igualdade sonhado por Nilcea.

Por Nilcea
Por nós
Por todas
Resistimos para viver, marchamos para transformar!

Marcha Mundial das Mulheres
2019

Sobre comunicadoras