Capa / Notas e posicionamentos / Nota de Solidariedade à Carol Dartora

Nota de Solidariedade à Carol Dartora

solidariedade-carol

 

A primeira vereadora preta do município de Curitiba, capital do Paraná, Carol Dartora, é vítima de ameaças de morte recebidas por e-mail.  A motivação? Ser uma mulher negra e de esquerda na política!

E complicando ainda mais o caso, está sob investigação se o autor das mensagens de ódio seja fake, se for confirmado que o titular do nome é um homem negro que também tem sofrido retaliações e ameaças, pois seu nome também foi utilizado em ameaças à recém prefeita eleita no município de Bauru/SP, Suéllen Rosim, mulher preta e também para a vereadora trans eleita em Belo Horizonte/MG, Duda Salabert.

O fascista autor das ameaças, como um covarde, esconde-se certo da impunidade causada por um judiciário moroso e leis que embora existam, como o marco civil da internet, retardam que o criminoso seja descoberto e punido.

Isso tudo na mesma semana em que o prefeito reeleito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) utilizando-se de um subterfúgio, nega o racismo estrutural, também mentindo sobre mulheres ocuparem a maioria dos cargos de secretariado do município.

A Marcha Mundial das Mulheres/PR é solidária à companheira Carol Dartora e à todas as mulheres pretas que diariamente sentem na pele o racismo e o machismo estruturais. Compreendemos a importância das políticas públicas compensatórias para o povo preto e a importância de termos uma mulher como Carol no legislativo de uma cidade conhecida por episódios de preconceito, ódio e barbáries.

ESTAMOS CONTIGO CAROL DARTORA E EXIGIMOS QUE O CRIME SEJA SOLUCIONADO!
A CASA GRANDE SURTA QUANDO A SENZALA COMEÇA A LER!
SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

Marcha Mundial das Mulheres do Paraná

Sobre comunicadoras