Capa / Notícias / 08/03/2016: Marcha Mundial das Mulheres nas ruas por igualdade e autonomia!

08/03/2016: Marcha Mundial das Mulheres nas ruas por igualdade e autonomia!

20470636310_c850cc3bae_o_ helena zelic

Panfleto da Marcha Mundial das Mulheres para o 8 de março de 2016:

“Somos feministas e estamos nas ruas para mudar a vida das mulheres e o mundo. Começamos o ano de 2016 revigoradas pelas energias vindas das grandes mobilizações que realizamos durante o ano que passou: a 4ª Ação internacional da Marcha Mundial das Mulheres, a Marcha das Margaridas e a Marcha das Mulheres Negras, as manifestações de milhares de mulheres em várias cidades exigindo o Fora Cunha e a legalização do aborto, frente a tentativa de limitar o acesso à pilula do dia seguinte em casos de violência sexual.

O feminismo é a luta coletiva das mulheres para mudar o mundo e suas vidas e se expressa de várias formas: na organização das mulheres negras, jovens, lésbicas, bissexuais, trabalhadoras do campo e da cidade, nas ruas, redes e roçados.

A história das mulheres nos mostra que há momentos de mais liberdade e autonomia e outros de retrocessos. Isso porque as dinâmicas do capitalismo racista e patriarcal se atualizam impondo novas demandas sobre nossos corpos, nosso trabalho e vidas. A luta e a rebeldia feminista sempre foram parte dos processos de mudanças e transformações. Retomamos essa memória para que as lutas de outros tempos estejam presentes nas nossas consciências e práticas como parte de nossa revolta e de nossos sonhos.

A nossa luta é todo dia, mas o 8 de março nos conecta com milhões de mulheres que saem as ruas em todos os continentes e também com a história feita por tantas mulheres que lutaram antes de nós para mudar suas vidas e mudar o mundo.”

Faça download do panfleto na íntegra aqui:

versão web

versão para impressão

Sobre comunicadoras