Capa / Notícias / A Marcha Mundial das Mulheres das Américas se prepara para um novo encontro continental 

A Marcha Mundial das Mulheres das Américas se prepara para um novo encontro continental 

Afiche encontro americas

Entre 10 e 11 de Setembro de 2021, será realizado o Encontro Regional da MMM Américas, um espaço para a construção coletiva da agenda da Marcha Mundial das Mulheres na região, onde serão definidas as propostas das Américas para a agenda global e as posições das Américas, tendo em vista o 12º Encontro Internacional da MMM que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro deste ano.

A celebração supera as limitações impostas pela pandemia de Covid-19 e reinventa-se virtualmente. Embora as CNs tenham expressado tristeza por não poderem encontrar-se pessoalmente, a reunião se torna também um ato de resistência e uma oportunidade de reunir mais mulheres dos territórios, razão pela qual é esperado um maior número de participantes por delegação.

O Encontro Regional das Américas baseia-se nas conclusões do 11º Encontro Internacional da MMM realizado em Bilbau em 2018, que destacou a intensificação do conflito capital-vida e a necessidade de reforçar a posição do feminismo internacional popular como anti-sistémico e enraizado em processos permanentes de construção de propostas e alternativas.

Mais de um ano após o surgimento da pandemia de Covid-19, a irreconciliação da lógica do sistema capitalista-patriarcal-racista de opressão com as da vida é mais do que clara. É por isso que este espaço propõe a continuação dos debates sobre questões como a economia feminista como estratégia de transformação, a formação do feminismo popular como processo permanente e a forma de encarnar estas ideias nos territórios.

O Encontro das Américas responde ao apelo do Comité Internacional da Marcha Mundial das Mulheres para realizar análises regionais das realidades territoriais, estratégias para continuar a reforçar a organização e articulações com outros movimentos, de modo a levá-los a um espaço mais amplo de construção.

É também  espaço para discussão sobre a transição do Secretariado Internacional e indicações para o Comitê Internacional.

As sínteses, notícias e cobertura do encontro será disponibilizada no site e nas redes sociais da MMM Brasil e das outras coordenações nacionais das Américas! Acompanhe!

Sobre comunicadoras