Capa / Notas e posicionamentos / Carta de solidariedade das mulheres das Américas às mulheres palestinas

Carta de solidariedade das mulheres das Américas às mulheres palestinas

Nossa América Abya Yala,

30 de março de 2024

Baixe em PDF

Queridas irmãs palestinas:

Neste 30 de março, Dia da Terra Palestina, as mulheres da Nossa América (Nuestra América), de Abya Yala, organizadas na Marcha Mundial das Mulheres, escrevem para vocês na esperança de que nossas palavras de encorajamento e solidariedade viajem pelo mundo e cheguem até vocês em Gaza, na Cisjordânia e onde quer que o exílio cruel as tenha levado.

Queremos lhe dizer que, como um movimento feminista popular internacionalista, anticapitalista, antirracista, anticolonialista e antirracista, estamos indignadas com a ideologia sionista que, de forma racista e colonial, justifica todos os tipos de violações dos direitos humanos na Palestina. Um genocídio está em andamento e todos – governos, ONU e sociedade civil – devem assumir suas responsabilidades, opor-se a ele e impedir que continue.

A cumplicidade com o estado genocida de Israel por parte das potências militares ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos, nos indigna, assim como a morte de milhares de palestinas/os, em sua maioria crianças e mulheres inocentes. O governo israelense não dá ouvidos às milhares de pessoas que diariamente saem às ruas e praças, em diferentes partes do mundo, exigindo paz e respeito à vida do povo palestino, a libertação de seu território, hoje transformado em um gigantesco cemitério.

Denunciamos que o conflito não é equilibrado. Por um lado, há um povo que vem lutando e resistindo há décadas e que conta com a solidariedade internacional de quem também estão lutando contra o imperialismo e o colonialismo. Por outro lado, Israel está realizando uma ocupação violenta, que gera enormes lucros para a indústria bélica e as corporações transnacionais.

Sabemos que as irmãs da Faixa de Gaza estão sofrendo com o uso deliberado da fome como arma de guerra. O bloqueio da ajuda humanitária, as restrições impostas à sua distribuição e os ataques do exército israelense aos locais de distribuição são provas de que a agenda de morte e destruição é a fome do povo palestino. Exigimos que o direito à alimentação seja respeitado, pois essa é uma ação ética da vida.

Acreditamos que toda resistência é legítima como um modo de vida em um sistema de morte. Validamos as diferentes lutas que constroem uma cartografia global de solidariedade entre os povos, redes que transcendem territórios, sustentam e acolhem as centenas de companheiras/os que hoje habitam a dor em Gaza.

O povo palestino tem nossa solidariedade feminista, especialmente vocês, mulheres, que resistem à segregação, à prisão, aos desaparecimentos, à militarização e fazem esforços titânicos para sustentar a vida. 

Companheiras, algumas de nós vivenciamos no mundo virtual o que vocês vivem em seus corpos, não sabemos o que provoca mais, se é impotência, raiva ou tristeza, mas o que temos plena convicção é que podem contar com nosso apoio incondicional à sua causa; que seus filhos e filhas também são nossos, que sua dor é nossa e que não nos cansaremos de erguer nossa voz pela liberdade de seu povo. As mulheres palestinas não estão sozinhas nessa jornada.

Nós, mulheres, que enfrentamos sanções, tentativas neocoloniais de ocupação, bem como as constantes ameaças do imperialismo às nossas decisões democráticas na região das Américas, abraçamos vocês. Nesse abraço de solidariedade, pedimos que não desanimem, pois sua força e resiliência são um exemplo digno para todas as pessoas. Tenham certeza de que nós, o povo, venceremos.

Estamos aqui, apoiando-as de nossas trincheiras, exigindo que não haja mais financiamento para Israel e que não haja mais projetos de morte. Nós lhe dizemos que as mais de 30.000 pessoas mortas em Gaza terão justiça, pois essas mortes também foram financiadas com o sangue e a riqueza de nossos territórios.

De sul a norte, dos Andes ou do Caribe, como mulheres de diversas geografias, trabalhadoras rurais e urbanas, afrodescendentes, indígenas, mestiças, militantes da Marcha Mundial das Mulheres das Américas, dizemos a vocês, irmãs palestinas:

Repudiamos a ocupação ilegal de seus territórios.

Condenamos todos os ataques contra a população civil e o massacre de milhares de crianças na Faixa de Gaza. Denunciamos os inúmeros crimes contra a humanidade foram cometidos em Gaza.

Pedimos uma mobilização permanente para a cessar imediatamente os bombardeios e a entrega de ajuda humanitária.

Pedimos que todas as vozes se levantem para denunciar os crimes cometidos pelo Estado de Israel contra o povo palestino há mais de 75 anos.

A todos esses Estados agressores e cúmplices, ressaltamos que, mais cedo ou mais tarde, eles serão julgados por seus crimes contra o povo palestino e a humanidade.

Reafirmamos que, na luta feminista, jamais poderemos falar sobre a libertação das mulheres sem falar da libertação dos territórios ocupados.

Companheiras palestinas:

“Tomo y agito la bandera de Palestina

para convocar la hermandad hacia su pueblo

mientras se van sumando en el camino

las voces que gritan solidaridad hacia

las mujeres que gritan sus lamentos”

(Viva Palestina libre, Mafalda Galdames MMM Chile)

Ao grito de Palestina Livre, continuaremos juntas resistindo, lutando e construindo mundos, corpos e territórios livres!

Marcha Mundial das Mulheres das Américas

Sobre @admin