Capa / Notícias / Em Pernambuco, MMM denuncia violência contra as mulheres negras

Em Pernambuco, MMM denuncia violência contra as mulheres negras

NegraMMM.phr-7
Lambe-lambe denuncia a violência contra as mulheres negras em Recife (PE).

A Marcha Mundial das Mulheres realizou, no centro de Recife (PE), uma intervenção urbana para denunciar a violência contra as mulheres negras. A intervenção marcou o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e o Dia Latinoamericano e Caribenho de enfrentamento a violência contra as mulheres (25 de novembro). Estas datas representam marcos históricos de luta das mulheres, sobretudo das mulheres negras.

Dados do Ministério da Justiça mostram que 68,8% das mulheres mortas por violência física no Brasil são negras. O genocídio da juventude negra, a hipersexualização dos corpos das mulheres negras e a criminalização e pobreza que marca suas vidas evidenciam o quanto é necessária a organização política para enfrentar o capitalismo racista e patriarcal.

As militantes da MMM em Recife afirmam: “A auto-organização das mulheres é nossa principal estratégia de enfrentamento e, a partir dela, é que utilizamos nossas ferramentas de luta e resistência”.

NegraMMM.phrO lambe-lambe é uma ferramenta de comunicação que permite dialogar com as mulheres e com a sociedade em geral, é uma das formas de fazer a disputa ideológica no cotidiano das trabalhadoras. No dia 24 de novembro, a cidade de Recife amanheceu com o burburinho das pessoas nas paradas de ônibus comentando a intervenção feminista. Quem passa pelos lambes vê que, apesar da atual conjuntura, as mulheres seguem em marcha na luta contra o racismo e toda forma de violência sexista.

O lambe-lambe é uma das intervenções urbanas que marca a atuação da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil. Saiba mais aqui.

 

Sobre comunicadoras