Capa / Notícias / IV Ação da Marcha debate feminismo em Varzelândia

IV Ação da Marcha debate feminismo em Varzelândia

Mesa debate feminismo em Varzelândia
Mesa debate feminismo em Varzelândia

Como parte da programação da IV Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres e da V Marcha das mulheres do norte, mais de 1200 mulheres estiveram reunidas em Varzelândia para um debate envolvendo os temas feminismo, reforma política, agroecologia e violação de direitos socioambientais no Brasil. O encontro aconteceu na manhã do sábado (18).

Miriam Nobre, uma das integrantes da Marcha Mundial das Mulheres, destaca que esta ação “é pela integridade dos nossos corpos e territórios, pelo direito de viver livre da dominação e opressão e pelo direito das mulheres viverem uma vida sem violência”.

O Norte de Minas é uma das regiões do estado que mais sofre com o avanço da mineração. E os impactos negativos desses mega empreendimentos também foram pautas do debate. “As mineradoras ocupam o nosso território e transformam os nossos montes em buracos”, afirma Miriam.

Para Paula, da Comunidade Quilombola Caxambu, espaços como esses são importantes para fortalecer as mulheres. “A conquista dos nossos direitos é uma conquista só e a gente fica observando que o direito de uma é o direito de todas”, aponta.

1200 mulheres participam de debate em Varzelândia
1200 mulheres participam de debate em Varzelândia

A tarde do mesmo dia foi reservada para a realização de uma feira com produtos agroecológicos e artesanais produzidos pelas mulheres e por comunidades tradicionais. Foram mais de 20 barracas que comercializaram, dentre muitos produtos, pimentas, sementes, pães, doces, tapetes e roupas.

“É um evento que muitas mulheres deviam estar, que acaba com o estresse. É um comprimido maravilhoso que a gente toma aqui” afirma a autora da farinha do pequi, Vicentina de Almeida, de Januária.

Maria de Lourdes Nascimento, agricultora familiar e presidente do Coletivo de Mulheres do norte de Minas, destaca que, embora o processo de montagem da feira seja recente na região, os aprendizados são grandes. Neste segundo ano de feira, mais de 31 municípios estão representados e a qualidade dos produtos “não deixa nada a desejar”. A expectativa é que a feira se torne uma atividade itinerante nos territórios que compõem o Coletivo e dê visibilidade à produção econômica e sustentável das mulheres.

Manhã de formação feminista em Minas Gerais
Manhã de formação feminista em Minas Gerais

Sobre @admin