Capa / Notícias / MMM do estado de São Paulo realiza lançamento do 3º Encontro Nacional Nalu Faria

MMM do estado de São Paulo realiza lançamento do 3º Encontro Nacional Nalu Faria

Cerca de 50 militantes da Marcha Mundial das Mulheres do estado de São Paulo participaram nesta quinta-feira, 18, do lançamento virtual do 3º Encontro Nacional da MMM Nalu Faria. Estiveram presentes companheiras das cidades de Barra do Turvo, Botucatu , Campinas, Diadema , Eldorado, Peruíbe, Porto Feliz, Registro, Ribeirão Preto São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São Paulo e Ubatuba.

Na atividade, foram compartilhadas memórias dos encontros nacionais realizados anteriormente, em Belo Horizonte (2006) e em São Paulo (2013). Foram recordados os temas prioritários ou que se destacaram naqueles encontros – como é o caso do salário mínimo, da soberania alimentar, da luta antirracista, da luta por uma sexualidade livre e pela legalização do aborto e a educação não sexista, entre outros, além da solidariedade internacional entre os povos.

Observou-se que há pautas que precisamos atualizar e manter e também a necessidade de trabalhar as alternativas ao capitalismo. Em mais de 10 anos desde o último encontro nacional, vimos o avanço e a força do retrocesso conservador, que atua para desqualificar o feminismo e a luta das mulheres e se expressa, por exemplo, no ataque ao direito ao aborto.

Rumo ao terceiro encontro nacional da MMM, buscamos pensar formas novas para retomar com força o debate sobre nossa estratégia frente à ofensiva conservadora. Por isso, tão importante quanto o encontro em Natal é o processo de preparação que será realizado. Isso significa discutir os rumos da marcha, da política, das formas de organização desde nossos grupos mais locais, no bairro, no município, no estado ou setorial, olhar para nossa história coletivamente, refletir sobre a conjuntura, nossas lutas, resistências e desenhar o futuro.

Para apoiar esse processo, uma ferramenta fundamental é a circular número 2, que traz orientações com questões para discutirmos em torno a três eixos: nossa leitura da conjuntura, nossas lutas e alternativas construídas desde o território e nossa organização, além de link para o formulário de mapeamento e atualização sobre os grupos da MMM.

Solidariedade feminista: Somos todas apodi!

Sobre @admin