Capa / Notícias / Movimentos realizam ato político-cultural em comemoração dos 10 anos da vitória popular sobre a ALCA

Movimentos realizam ato político-cultural em comemoração dos 10 anos da vitória popular sobre a ALCA

jornada anti imperialistaNo dia 7 de outubro, diversas organizações realizarão um ato político-cultural para comemorar os 10 anos da derrota da ALCA em nosso continente. O ato também marcará o lançamento da Jornada Continental de luta anti-imperialista, a ser realizada entre os dias 05 e 22 de novembro, organizada pela Articulação Continental dos Movimentos Sociais da ALBA.

A “Campanha Continental Contra a ALCA”, nos anos 2000, contou com a adesão de inúmeras organizações, e realizou o Plebiscito Popular contra a ALCA, em 2002, no Brasil, que obteve cerca de 10 milhões de votos, sendo fundamental para que, em 2005, o acordo fosse enterrado na Cúpula da OEA, em Mar del Plata, Argentina.

Hoje, vivemos em uma conjuntura de acirramento do conservadorismo e nova ofensiva imperialista sobre os países da América Latina, notadamente sobre os governos progressistas, como os da Venezuela e Equador, e sobre nossas riquezas naturais, como os recentes ataques à Petrobrás. Nesse sentido, o ato, para além de um momento de comemoração, será também um para debatermos os atuais desafios da luta anti-imperialista em nosso continente.

Faremos um debate sobre conjuntura, seguido da saudação das diversas organizações participantes e, ao final, teremos um momento de confraternização, com apresentações culturais e comidas típicas.

Participam da organização, além da Marcha Mundial das Mulheres, A ALBA – Brasil, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), União Nacional dos Estudantes (UNE), Central de Movimentos Populares (CMP), Consulta Popular, Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (CEBRAPAZ), Juventude do PT (JPT/SP), Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN), Levante Popular da Juventude.
Horário: 19h
Local: Sindicato dos Engenheiros – Rua Genebra, 25, próximo ao metrô Anhangabaú e à Câmara Municipal de São Paulo.
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1764073073820073/1766020523625328/

Sobre comunicadoras