Capa / Notícias / Mulheres marcham por direitos em Minas Gerais

Mulheres marcham por direitos em Minas Gerais

11013014_741567649275385_4601014174870727589_n
Teve início ontem (17/04), a IV Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres (MMM) e V Marcha do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas. Em Montes Claros, 300 mulheres marcharam pelas ruas da cidade em protesto aos impactos ambientais e sociais causados pela mineração, defendendo seus corpos, trabalhos e territórios.
Por onde passaram mulheres de todo o estado mineiro e de outras regiões do Brasil se uniram em solidariedade à Marcha, percorrendo o trajeto de 2,5 km. As participantes enunciaram palavras de ordem, distribuíram materiais informativos e denunciaram as violações de direitos no norte do estado. O ato foi finalizado com uma intervenção em frente ao Ministério Público de Minas Gerais.
O promotor de Meio Ambiente, Daniel Piovanelli Ardisson, recebeu em mãos um documento, assinado por 30 organizações, enumerando os diversos prejuízos que os projetos de mineração acarretam à vida das mulheres e às comunidades tradicionais. A sobrecarga do trabalho pela escassez dos recursos naturais; a perda do trabalho gerador de renda; a redução na participação política e nas decisões legais de negociação com as empresas; o aumento da vulnerabilidade à exploração sexual, à prostituição e ao tráfico de mulheres foram alguns dos pontos levantados.
Daniel Ardisson recebeu as reivindicações e informou que está tramitando uma ação do Ministério Público para suspender as licenças de algumas mineradoras em Minas e exigir a adequação dos empreendimentos que estão atuando de forma indevida.
Após a ação em Montes Claros, as caravanas de mulheres seguiram para Varzelândia e prosseguirão em Marcha durante todo o fim de semana. Estão previstas atividades de formação, feira agroecológica e um ato público nas ruas da cidade.

Sobre @admin