Capa / Notas e posicionamentos / Nota da Marcha Mundial das Mulheres em repúdio ao PL da tortura das mulheres

Nota da Marcha Mundial das Mulheres em repúdio ao PL da tortura das mulheres

Foi com muita indignação que nós, da Marcha Mundial das Mulheres, recebemos a notícia de que o Projeto de Lei 1.465/2013, proposto pela deputada Celina Leão (PDT), foi aprovado pela câmara legislativa de Brasília.

O PL dificulta ainda mais o acesso das mulheres vítimas de estupro ao aborto legal.

Este projeto, que enganosamente aponta como objetivo “esclarecer os riscos e as consequências do aborto às gestantes vítimas de estupro”, obriga os profissionais da saúde a mostrarem imagens de fetos em desenvolvimento para as mulheres que acessarem o serviço. O objetivo, na verdade, é causar sentimentos de remorso e culpa nas mulheres.

O estupro é uma violência truculenta que deixa traumas físicos e psicológicos nas mulheres. Quando resulta em gravidez o drama é ainda maior, pois ocorrem mudanças no corpo da mulher que a lembram a todo momento da violência que sofreram. O aborto legal apresenta-se como a única saída para amenizar esta situação.

O projeto em questão é uma tortura à medida que incentiva as mulheres a seguirem com uma gravidez fruto de uma violação. Desta forma, o projeto culpa e castiga as próprias mulheres pela violência a que foram submetidas.

O SUS, responsável por realizar o aborto legal, deve basear-se pela Norma Técnica de Humanização de Atendimento ao Aborto. Os princípios da norma determinam a liberdade da mulher de decidir sobre questões relacionadas ao seu corpo (autonomia); a obrigação ética de maximizar benefícios e minimizar danos (beneficência); e o menor prejuízo à paciente por conta de efeitos colaterais (não maleficência).

O projeto em questão vai exatamente na contramão destes princípios.

O PL 1.465/2013 é parte da ofensiva conservadora que tem tomado conta das ruas e parlamentos do país. A estratégia de aprovar esse tipo de projeto em âmbito estadual faz parte uma iniciativa articulada com a bancada BBB (boi, bíblia e bala) do Congresso Nacional, da qual nomes como Feliciano (PSC) e Bolsonaro (PSC) e Eduardo Cunha (PMDB) são representantes.

O estupro é um exemplo extremamente violento do exercício do poder dos homens sobre as mulheres. E é resultado da sociedade capitalista patriarcal e racista, que se utiliza da força para controlar o corpo e a vida das mulheres.

Os legisladores deveriam propor leis para prevenir e enfrentar a violência contra as mulheres, e não leis que incentivam essa violência e dificultam seu acesso à direitos.

Queremos, portanto, interpelar o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), para que não sancione e não seja cúmplice deste projeto de tortura.

Aborto não é crime, é um direito das mulheres!

 

Marcha Mundial das Mulheres

30/06/2017

Sobre comunicadoras