Capa / Notas e posicionamentos / Mensagem de solidariedade da MMM às pessoas afetadas pelo terremoto na Turquia, Siria, Egito e Líbano

Mensagem de solidariedade da MMM às pessoas afetadas pelo terremoto na Turquia, Siria, Egito e Líbano

solidarity-turkey

clique para baixar em PDF (francês, inglês, espanhol, português e turco)

Desde a Marcha Mundial das Mulheres estamos acompanhando a situação caótica em que se encontram a população turca e também de países próximos que foram afetados pelo maior abalo sísmico registrado desde 1999.

Nos solidarizamos com todas as pessoas enlutadas, desabrigadas e que sofrem as consequência dessa tragédia. Países como Líbano, Egito, Grécia e Síria também foram impactados pelo tremor de magnitude 7,5.  As imagens e depoimentos são chocantes.

Já passa de 30 mil o número de mortos registrados na Turquia e na Síria desde o dia 6 de fevereiro, quando aconteceu o primeiro tremor. Lamentamos receber a notícia que uma companheira da MMM Turquia se encontra desaparecida com seu marido na cidade de Hatay.

Também as preocupações levantadas sobre a insegurança dos edifícios que colapsaram em minutos e aquelas construções que ainda correm risco de desabarem. Denúncias de que o governo turco tenha negligenciado a responsabilidade para fiscalizar os padrões de segurança nas novas construções levanta o debate sobre a especulação imobiliária e as dinâmicas de profundas desigualdades em grandes centros urbanos como Istambul.

Manifestamos também nossa preocupação em relação à falta de solidariedade internacional por parte de alguns países frente à tragédia, uma vez que as dinâmicas geopolíticas dessa região são tensas como os bloqueios econômicos dos EUA à Síria.

Exigimos o fim do bloqueio (levantamento das sanções) para permitir que a ajuda humanitária e logística chegue à Síria, pois poucos países tiveram a coragem de desafiar o bloqueio e vir em socorro das vítimas. Também pedimos que a ONU assuma sua responsabilidade no âmbito da Carta, que estipula o dever de solidariedade entre os povos, e que os governos devem colocar em prática, longe da política de dois pesos e duas medidas.

Toda nossa solidariedade a todos os povos da região que sofreram com esta catástrofe e nosso apoio a nossas irmãs na Turquia e um pensamento especial vai para nossa companheira da MMM Turquia e seu marido que ainda estão desaparecidos.

Neste momento nos unimos às dores dos que sofrem por seus mortos, desaparecidos e sem perspectivas de como recomeçar a vida. Enviamos todo nosso amor e solidariedade às nossas companheiras do Secretariado Internacional da Marcha Mundial das Mulheres que hoje tem sua sede em Ancara, Turquia.

 

14 de fevereiro de 2023

Marcha Mundial das Mulheres – África

Marcha Mundial das Mulheres – Américas

Marcha Mundial das Mulheres – Ásia-Oceania

Marcha Mundial das Mulheres – Europa

Marcha Mundial das Mulheres – Oriente Médio e Norte da África (MENA)

Sobre @admin