Capa / Notas e posicionamentos / Declaração Internacional da MMM: Exigimos o fim do ataque genocida da ocupação israelense contra o povo palestino!

Declaração Internacional da MMM: Exigimos o fim do ataque genocida da ocupação israelense contra o povo palestino!

Leia no site da MMM internacional em espanhol, inglês e francês.

A Marcha Mundial das Mulheres se une à demanda pelo fim do ataque genocida da ocupação israelense contra o povo palestino!

 

A Marcha Mundial das Mulheres se une à demanda pelo fim do ataque genocida da ocupação israelense contra o povo palestino, especialmente contra as mulheres e crianças palestinas que vivem em Gaza, Jenin e na Cisjordânia.

No dia 9 de outubro, no meio do nosso 13º Encontro Internacional, pudemos vivenciar com nossas irmãs do Oriente Médio e do Norte da África (MENA) o desespero, a angústia e a raiva que o bombardeio de Gaza significou. Compartilhamos com elas o fato de não saberem sobre seus entes queridos, a incerteza sobre o futuro de seus filhos, comunidades, projetos e até mesmo de não saberem se poderiam voltar para suas casas ou se teriam casas para onde voltar.

Somos solidárias às famílias cujos entes queridos foram mortos ou privados de sua liberdade nas ações de 7 de outubro. Lamentamos profundamente que o governo israelense os tenha condenado à morte e esteja instrumentalizando sua dor para justificar o genocídio palestino. Entendemos que o bombardeio indiscriminado de Gaza, longe de garantir o retorno de seus entes queridos, significa sua condenação.

Ouvimos com horror as terríveis palavras dos porta-vozes do Estado de Israel, declarações que desumanizam um povo inteiro, que condenam milhões de habitantes de Gaza a uma punição sem precedentes na história moderna, que expõem mais uma vez a impunidade com a qual o Estado de Israel tem sido autorizado a agir por 75 anos e a inutilidade das instituições internacionais para proteger os povos quando se trata de confrontar potências imperialistas e colonialistas.

Também estamos profundamente indignadas com o fato de os porta-vozes oficiais israelenses apresentarem como vitórias militares o massacre de uma população da qual 40% são crianças com menos de 15 anos de idade, em que 33% sofrem de extrema pobreza, ou seja, não têm garantia de sequer uma refeição por dia, e apenas 13% da população tinha acesso a água corrente e apenas 7% da água fornecida atendia aos padrões da Organização Mundial da Saúde. Todos esses números são da ONU e são anteriores aos últimos ataques.

Diante da incompreensão e da inação dos governos, das organizações internacionais e da apresentação da invasão e do genocídio como apenas mais um espetáculo na mídia cooptada ou amordaçada por interesses transnacionais, a Marcha Mundial das Mulheres juntou-se a vários espaços de debate, articulação de ações e análise das consequências devastadoras da ofensiva israelense contra o povo palestino.

Nosso entendimento comum nos leva a dizer ao mundo que é impossível não classificar o que está acontecendo em Gaza como uma guerra, estamos em uma fase avançada de uma operação de extermínio. No momento em que escrevemos, mais de 10.000 pessoas foram mortas em Gaza, 60% delas mulheres e crianças. Essas mortes não podem ser consideradas danos colaterais, pois quando os alvos dos bombardeios são mesquitas, hospitais, mercados, escolas transformadas em abrigos e áreas residenciais, fica claro que as famílias palestinas são o alvo militar.

Fazemos eco às denúncias feitas pelas organizações da Via Campesina sobre o uso de alimentos e água como armas de guerra e, nesse caso, como parte da política de extermínio palestina. Nos últimos 17 anos, Gaza tem sofrido um bloqueio impiedoso que impede a importação e a exportação de suprimentos médicos, agrícolas e alimentícios. Além disso, as forças de ocupação israelenses criaram uma zona de exclusão militar em quase metade da terra arável de Gaza e uma zona de proteção marítima que permitiu o acesso de pescadores palestinos a apenas 15% do Mediterrâneo. Tudo isso impossibilita que a Palestina produza os alimentos necessários para sustentar as comunidades e expõe 63% da população à insegurança alimentar (estimativa feita antes das últimas agressões israelenses).  Além disso, o acesso à água também é alvo da agressão israelense, com a proibição da construção de poços de água, da coleta de água da chuva, do acesso ao Rio Jordão e do envenenamento da água e da terra por meio da pulverização frequente de herbicidas nos últimos 17 anos. Essa situação já crítica é ainda mais exacerbada pela proibição israelense do trânsito de estradas de ajuda humanitária para Gaza desde a última escalada da agressão em 9 de outubro.

Denunciamos o uso de armas químicas e proibidas no cerco a Gaza. Seu uso não está apenas causando danos inimagináveis aos corpos de mulheres, meninas, meninos e homens palestinos, mas também está causando um desastre ambiental que compromete a existência de qualquer forma de vida, tanto agora quanto no futuro.

Denunciamos que as agressões contra o povo palestino não estão acontecendo apenas em Gaza. Sabemos que os ocupantes israelenses, chamados de colonos, foram armados por seu governo, que atacam impunemente a população palestina na Cisjordânia, que atiram em agricultores a caminho de seus olivais em plena época de colheita e que já mataram pelo menos 120 pessoas.  Sabemos que nenhum homem ou mulher palestina em qualquer lugar dos territórios ocupados pode dormir em paz, pois estão sujeitos a ataques diários, prisões injustificadas e desaparecimentos forçados.

Denunciamos os bombardeios no Líbano e na Síria, mas não nos solidarizamos com esses povos que vivem sob constante ameaça da imposição imperialista, colonial e racista do Estado de Israel.

Condenamos mais uma vez a ocupação ilegítima pelo Estado de Israel dos territórios que desde tempos imemoriais são conhecidos como Palestina e onde historicamente vários povos e suas expressões religiosas coexistiram sem maiores conflitos até 1948, quando um estado de guerra permanente foi imposto aos povos da região por meio da imposição do governo sionista de Israel.

Reconhecemos o direito do povo palestino de resistir e lutar por sua libertação e condenamos a parcialidade da política internacional que apoia e arma um estado genocida e justifica, minimiza ou simplesmente faz vista grossa aos crimes de guerra e crimes contra a humanidade da ocupação israelense.

Conclamamos a comunidade global a apoiar ativamente a libertação do povo palestino nas ruas, levantando suas vozes para seus governos, exigindo suas posições em favor do povo palestino e expondo a realidade, o sofrimento, o direito à resistência e à luta do povo palestino em todos os espaços comunitários, políticos e outros.

Exigimos que a ONU e todos os órgãos internacionais defendam os direitos humanos dos palestinos e que o governo sionista de Israel e seus líderes sejam responsabilizados por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Enfatizamos a necessidade urgente de acabar com a ocupação e garantir a liberdade para o heroico povo palestino que vem lutando contra a ocupação israelense há 75 anos. Continuamos a marchar contra as guerras!

Marcha Mundial das Mulheres

Sobre @admin