Capa / Notícias / Convocatória: Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos em fevereiro de 2024

Convocatória: Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos em fevereiro de 2024

(PORT) Post

Em fevereiro de 2024 nos encontraremos em Foz do Iguaçu para continuarmos construindo a Integração dos Povos!

En espãnol aquí /// English here

Clique aqui para baixar a convocatória em português

A Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos continua em movimento para convocar a militância dos movimentos sociais populares, lideranças políticas, acadêmicos, intelectuais, parlamentares e representantes governamentais para compartilhar a visão sobre o presente e o futuro da integração e da soberania do nosso continente.

Os campi da UNILA e da UNIOESTE e a cidade de Foz de Iguaçu serão o território onde milhares de companheiros e companheiras da região da América Latina e Caribe se reunirão de 22 a 24 de fevereiro de 2024 para discutir, compartilhar experiências, trocar conhecimentos, lutas, manifestações culturais e a diversidade de criação de nossos povos, o que nos permitirá continuar no caminho da construção da unidade social e política para a integração dos povos da América Latina e do Caribe.

Estamos encerrando um ano extremamente complexo para a região e para o mundo, que mostra o nível de decomposição e violência provocado pelas crises do capitalismo, onde o genocídio contra o povo palestino mostra a crise do sistema internacional capturado por interesses geopolíticos e cada vez mais distante dos princípios de cooperação, democracia e paz entre as nações. Em nossa região, projetos ultraliberais e fascistas são impostos com um discurso de ódio, alinhado aos interesses imperiais e contrário aos direitos dos povos.

Diante desse cenário, afirmamos que nossa região não é apenas um território rico em biodiversidade, com patrimônio energético e mineral, reservas de água doce e o maior pulmão vegetal do planeta, a nossa Amazônia. A América Latina e o Caribe são também um território de civilizações ancestrais, de milhões de homens e mulheres que lutaram e continuam lutando por dignidade e direitos. Somos um território de esperança, alegria e futuro.

Reafirmando a defesa da democracia, da soberania, dos direitos dos povos, do anti-imperialismo, do anticolonialismo, do respeito à diversidade, do antirracismo, do feminismo popular e da luta pela paz, esperamos que Foz do Iguaçu represente um novo momento no processo de construção da unidade do campo popular latino-americano e caribenho.

Esperamos que organizações sociais, sindicais, de direitos humanos e bens comuns, indígenas, afrodescendentes e de diversidade e partidos políticos possam se juntar a nós em Foz do Iguaçu.

Para se inscrever e obter mais informações sobre a participação, escreva para: [email protected]  

Comitê Organizador

Dia da Integração dos Povos da América Latina e do Caribe

(ESP) Post (ENG) Post

Sobre @admin