Capa / Notícias / Formação Feminista em movimento: Novo Caderno de textos da Marcha Mundial das Mulheres

Formação Feminista em movimento: Novo Caderno de textos da Marcha Mundial das Mulheres

caderno formaçao feminista MMM-dez-2CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO DO CADERNO!

Olá companheiras!

Este é um caderno para a formação das militantes da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil. Ele reúne cinco textos sobre assuntos que são fundamentais para entender nosso movimento. São eles: a história do feminismo da Marcha Mundial das Mulhe- res, a luta antirracista, o pensamento feminista brasileiro, a defesa do corpo-território das mulheres e a construção da agroecologia. São textos elaborados coletivamente a partir de espaços de formação e reflexão coletiva.

Na Marcha, a formação se dá em momentos específicos, como em escolas, cursos e seminários, mas também é parte de como nos organizamos no movimento, de forma permanente e cotidiana. Muitas vezes, uma mobilização ou uma ação de rua
também é um espaço de formação: aprendemos com as falas das companheiras, com os batuques, com os lambe-lambes, e aprendemos a nos colocar coletivamente no mundo para transformá-lo.

Esperamos que esses textos acendam a chama da dúvida, da crítica, da vontade de dizer e de ouvir, de trocar com as companheiras. Desejamos que este caderno seja usado por muitas mãos, seja nas telas de computadores e celulares, seja impresso ou xerocado. Que seja manuseado e debatido em espaços de educação popular feminista, e seja o pontapé para novas elaborações e para o exercício da criatividade.

Que seja lido por cada uma e por todas ao mesmo tempo, em todos os cantos do Brasil. Que seja um instrumento de reflexão e de ação, como acreditamos que deva ser todo processo de formação feminista! E que sirva de referência para que mais companheiras expressem o acúmulo coletivo da Marcha Mundial das Mulheres em diferentes espaços de debate e articulação política.

Boa leitura!

Marcha Mundial das Mulheres

Sobre @admin