Capa / Notas e posicionamentos / SOLIDARIEDADE ÀS DEPUTADAS FEDERAIS

SOLIDARIEDADE ÀS DEPUTADAS FEDERAIS

SOLIDARIEDADE ÀS DEPUTADAS FEDERAIS

 

A Marcha Mundial das Mulheres expressa sua solidariedade às deputadas federais Célia Xakriabá (PSOL/MG), Erika Kokay (PT/DF), Juliana Cardoso(PT/SP), Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e Talíria Petrone (PSOL/RJ).

As deputadas estão sendo atacadas duramente pelo Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tenta cassar seus mandatos no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Atacadas também pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), que aceitou em tempo nunca antes visto no Congresso a representação ilegítima contra elas – todas mulheres, todas de esquerda.

O argumento do PL é que as parlamentares chamaram de “assassinos” os deputados que votaram a favor do Marco Temporal (PL 490/2007, atual PL 2903/2023), tese assassina da Bancada Ruralista para acabar com a demarcação e a proteção às terras indígenas no Brasil.

Parlamentares mulheres ocupam somente 18% das cadeiras na Câmara dos Deputados. Mas 63% dos processos na Comissão de Ética da Câmara são contra deputadas, em um cenário em que representações contra deputados de extrema-direita que conclamaram, organizaram e defenderam o golpe de 8 de janeiro dormem há 140 dias nas gavetas de Arthur Lira.

A violência política é um instrumento para afastar mulheres dos espaços de poder e é, neste caso, uma forma de calar vozes de esquerda em uma Câmara cujo papel deveria ser o de aprofundar a democracia. Este método de intimidação e silenciamento é usado por representantes da extrema-direita também em Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores ao redor do país, para impedir que representantes eleitas digam a verdade sobre a desigualdade, a exploração e a violência que as elites detentoras do poder econômico patrocinam contra a população brasileira.

As companheiras disseram publicamente que não aceitarão a tentativa de intimidação, silenciamento e repressão de sua atividade política. A Marcha Mundial das Mulheres repete com elas: Não Vão Nos Calar! Chega de violência política de gênero! Chega de ataques às vidas das mulheres e aos povos do Brasil!

Marcha Mundial das Mulheres

Junho/2023

 

Sobre @admin