Capa / Alianças / Marcha Mundial das Mulheres participa de Cúpula dos Povos no Panamá

Marcha Mundial das Mulheres participa de Cúpula dos Povos no Panamá

cumbre-pueblosEntre os dias 09 e 11 de abril aconteceu a Cúpula dos Povos, no Panamá, paralelamente à VII Cúpula das Américas. Pessoas organizadas em movimentos sociais de toda a América Latina se reuniram na Universidad de Panamá, onde acontecia o evento, com o lema “América Latina, uma pátria para todos, em paz, solidária e com justiça social”.

No dia 09, próxima à Cúpula dos Povos acontecia a abertura do Foro da Sociedade Civil da VII Cúpula das Américas, com a presença de representantes estatais. Houve tensão e protesto na abertura entre as delegações de Cuba e da Venezuela, que eram impedidos de entrar, e figuras reacionárias, como Félix Rodríguez Mendigutía, assassino de Che Guevara, que possuíam livre acesso ao evento. Apesar disso, a mesa inicial tratava sobre a importância do diálogo na construção a democracia e do bem estar. A mexicana Alicia Bárcena, secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), reafirmou a necessidade de aprofundamento da integração latino-americana frente à fragilidade econômica e ao não enfrentamento das desigualdades sociais.

Nas atividades da Cúpula dos Povos, tiveram destaque o debate promovido pela ALBA, com mulheres da Venezuela e de Cuba, sobre embargo econômico e resistência, e a Mesa de Trabalho sobre Gênero e Identidade, com a presença de mulheres de vários países, como Costa Rica, Panamá, Equador, Nicarágua, Bolívia, Venezuela e El Salvador. Nesta mesa foram pautados temas como despatriarcalização do Estado, educação não sexista e inclusiva, legalização do aborto, autonomia econômica, participação política, violência, feminicídio, com ênfase na situação das mulheres indígenas.

O encontro permitiu o contato e a troca de experiências com companheiras da MMM de outros países, sendo portanto um espaço importante de articulação e resistência. A Marcha Mundial das Mulheres encaminhou a “Declaración Política en el marco de nuestra VI Acción Internacional por la defensa de nuestros territorios cuerpo-tierra y de la VII Cumbre de las Américas”, com a proposta de que fosse incorporado ao documento final. As declarações, tanto da MMM quando da Cúpula dos Povos, estão disponíveis aqui:

Declaração da MMM

Declaração final Cúpula dos Povos

 

Sobre @admin